5 alimentos para fortalecer o sistema imunológico!

5 alimentos para fortalecer o sistema imunológico

Frutas cítricas, alimentos fermentados, alho, cebola, peixes e a batata doce são alimentos que podem fortalecer o sistema imunológico!

O sistema imunológico é a principal defesa do corpo contra agentes nocivos a nossa saúde, é ele quem nos protege contra infecções e possíveis doenças que possam nos atingir, por isso é de extrema importância que esse sistema de defesa esteja sempre fortalecido e devidamente nutrido. Separamos 5 alimentos relativamente fáceis de incluir em nosso dia a dia e que vão ajudar a fortalecer o sistema imunológico, confira abaixo:

Frutas Cítricas – São são ricas em ácido ascórbico, também conhecida como vitamina C. Ela é uma vitamina com alta ação antioxidante, prevenindo danos celulares e melhorando o sistema imunológico. Também é importante cofator para algumas reações no corpo humano e ainda auxilia na nutrição das células de defesa.

Alimentos Fermentados – Os alimentos fermentados, como o iogurte e outros derivados do leite por exemplo, são ricos em pro-bióticos, ou seja, micro-organismos que podem ser benéficos ao corpo e suprimir micro-organismos prejudiciais a saúde. Também auxiliam em processos digestivos e são essenciais para a saúde do intestino grosso, propriamente dito.

Alho e Cebola – O alho é fonte de alicina, princípio activo associado com a melhora no sistema imunológico, com o aumento dos níveis endógenos de testosterona e com a redução de processos inflamatórios. Também tem sido associado com a redução de gordura corpórea, entre outros benefícios. Já a cebola, é uma fonte de prebióticos, ou seja, fibras não-digeríveis que funcionam como alimento para as bactérias intestinais benéficas (lembre-se que o sistema imunológico também depende da saúde do intestino).

Peixes Ricos em ômega-3 – Além de essencial, o ômega-3 é matéria prima para a produção de eicosanoides anti-inflamatórios (prevenindo assim processos relacionados a aumento de inflamações em gerais) e também contribui como agente ergogênico, auxiliando na recuperação muscular e na performance. O ômega-3 também pode ajudar no tratamento e/ou cura de algumas infecções, doenças e/ou processos alérgicos. Algumas boas opções de peixes ricos em ômega-3, são: cavala, a sardinha de arenque, atum, o próprio salmão, bacalhau e o linguado. Outros alimentos como chia, linhaça e nozes também são ricos em ômega-3.

Batata Doce – As batatas doces (principalmente a roxa) são ricas em poderosos micronutrientes e antioxidantes, que além de associados com o metabolismo energético do corpo, participam também do sistema imunológico. São ricas em beta-caroteno, um antioxidante ímpar que é capaz de aumentar as função das células T de defesa no corpo.

Sabemos existem inúmeros alimentos que podem e devem fazer parte de uma dieta variada. Entretanto, alguns alimentos podem ter uma importância mais específica para determinados sistemas, como é o caso do sistema imunológico. Espero que o artigo ajude de alguma forma. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou observação a fazer sobre este post.

Até a próxima!

GIF 300x250 - Suplementos

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*