A importância da avaliação da aptidão física, saúde e padrões de normalidade.
A ideia da publicação a seguir é de esclarecer e identificar a importância de uma avaliação da aptidão física, e após a interpretação da mesma seguir com uma tomada de decisão e planejamento de treino.
O que é avaliação física?
Segundo Molinari (2000), “Avaliação física é o instrumento no processo de obtenção, aplicação e delineação de informações descritivas de julgamento sobre a capacidade física funcional e de proporções morfológicas que visam um perfil global do condicionamento físico do aluno ou atleta avaliado, para interpretação e analise dos dados obtidos”.
Por que avaliar?
1. Acompanhar as mudanças comportamentais e fisiológicas;
2. Respeitar as características genéticas;
3. Identificar os objetivos intrínsecos e extrínsecos;
4. Possibilitar uma prescrição de exercícios físicos adequada a situação do aluno.
A avaliação pode ser resumida em cinco etapas: Medição, Comparação, Interpretação, Tomada de decisão e Planejamento.
Seguindo essa linha de raciocínio, Guedes(2006) cita:
“Pollock e Wilmore (1993), destacam a necessidade de compreender as necessidades pessoais, históricas de saúde para prescrever atividades físicas de forma adequada e segura”
Uns dos pontos mais importantes da avaliação é obter o percentual de gordura corporal e de massa magra do indivíduo. Abaixo segue uma relação dos parâmetros relacionados a essas duas variáveis para encerrar a publicação sobre avaliação.
% de gordura para homens:
1. Essencial – 5%
2. Limítrofe – 5-9%
3. Performance – 5-15%
4. Saúde – 10-20%
5. Acima do aceitável – 21-25%
6. Gordo – maior que 25%
% de gordura para mulheres: – Lembrando que um % de gordura menos que 8% para mulheres, há uma diminuição significativa de estrogênio o hormônio feminino, que pode causar transtornos como a dificuldade de engravidar.
1. Essencial – 10%
2. Limítrofe – 10-16%
3. Performance – 10-23%
4. Saúde – 17-28%
5. Acima do aceitável – 29-35%
6. Gorda – maior que 35%
Índice de massa muscular magra para homens:
1. Carência muscular – menor que 85%
2. Na média – = 85%
3. Ideal – de 86% a 94%
Índice de massa muscular magra para mulheres:
1. Carência muscular – menor que 77%
2. Na média – = 77%
3. Ideal – de 78% a 91%
Quanto mais informações tivermos sobre o aluno, melhor será o trabalho aplicado! É de suma importância termos conhecimento sobre o que está fora dos padrões de normalidade, sabendo disso, o treinamento escolhido tem grandes chances de ter um resultado melhor e mais rápido. Não deixe nunca de realizar a avaliação física com um profissional habilitado e posteriormente fazer a reavaliação para verificar os resultados obtidos durante o período de treinamento aplicado.
É isso amigos, espero que o artigo ajude de alguma forma. Bom treino a todos!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.
Seja o primeiro a comentar