Bulking x Cutting: o que são e como fazer?
Bulking e Cutting são fases distintas do fisiculturismo, utilizadas para otimizar o ganho de massa muscular (bulking) e reduzir os estoque de gorduras para melhorar a definição da musculatura (cutting). Veja abaixo a função específica de cada fase:
Bulking: é o processo usado por praticantes de musculação para otimizar a hipertrofia muscular (ganho de peso).
Cutting: é o processo usado por praticantes de musculação após o bulking para eliminar o excesso de gordura, minimizando as perdas de massa muscular e otimizando a definição.
Antes de começar a fazer um bulking você deve entender que nenhum ganho acontece do dia para a noite. Um dos principais erros cometidos por quem faz um bulking é sair comendo tudo que vê pela frente com o objetivo de ganhar massa muscular o mais rápido possível. Esse tipo de bulk é chamado de bulking sujo. O bulking sujo irá aumentar sua massa muscular, mas seu níveis de gordura também irão aumentar de forma excessiva, tornando ainda mais necessário a realização de um cutting avançado.
Para fazer um bulking você precisa elevar o consumo calórico da sua alimentação, aumentando a quantidade de proteínas, carboidratos e ácidos graxos essenciais da sua dieta. Seu corpo necessita de uma quantidade x de calorias para suportar a execução das tarefas diárias, e quando se treina musculação essa necessidade se torna ainda maior devido ao grande desgaste físico.
A diferença “básica” entre uma dieta de bulking e cutting está na ingestão de carboidratos. Enquanto no bulking você deve aumentar a quantidade de carboidratos complexos (arroz, batata doce, feijão, aveia, etc) em praticamente todas as suas refeições, no cutting você deve reduzir os carboidratos da sua alimentação, muitos atletas chegam até a “zerar” o consumo de carbo. No cutting, as quantidades de proteínas e aminoácidos devem ser elevadas para prevenir o catabolismo. A chave desse processo é manipular a insulina para nos ajudar a ganhar peso na fase de bulking e queimar gordura na fase de cutting.
Dicas para Bulking:
Se alimente bem, coma a cada 3 horas. Monte sua dieta com alimentos ricos em carboidratos, proteínas e gorduras boas. Coma no mínimo 5 vezes ao dia. Se necessário utilize suplementos. O seu treino deve ser pesado e intenso.
Dicas para Cutting:
Mantenha as diretrizes da sua dieta, porém elimine boa parte dos carboidratos e gorduras. Inclua exercícios isolados no seu treino de musculação. Não tente perder peso muito rápido, pois você pode comprometer os ganhos de massa muscular (saiba mais sobre o catabolismo muscular).
Suplementos alimentares para bulking e cutting?
Suplementos como whey protein, caseína, glutamina, creatina, multivitamínicos, pré treinos e bcaa’s podem ser muito úteis tanto na fase de bulking como no cutting, tudo vai depender da forma como serão utilizados em conjunto com sua dieta.
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Tenha cuidado na hora de fazer um bulking, pois se você exagerar a fase cutting vai ficar bem mais difícil… Procure sempre fazer o bulking de forma limpa.