Colesterol Alto (Hipercolesterolemia)

Colesterol Alto

Colesterol Alto – o que é, quais os sintomas, causas e como normaliza-lo?

A Hipercolesterolemia, mais conhecida como “colesterol alto” é uma condição de saúde perigosa, pois está associada a um risco maior de doenças do coração. Como não apresenta sintomas, uma pessoa pode estar com os níveis de colesterol elevados e não ter conhecimento, por isso é tão importante realizar os exames de rotina.

O que é exatamente?

O colesterol é um tipo de gordura que o corpo precisa para crescimento e regeneração celular, produção de hormônios sexuais e é convertido em ácidos biliares para ajudar na digestão.

O colesterol do corpo tem duas origens: a produção do seu próprio corpo e o colesterol proveniente da alimentação. O corpo produz colesterol no fígado e esse colesterol produzido é capaz de suprir quase toda necessidade do organismo. O colesterol está presente em carnes, leites e derivados, manteiga e gema de ovo. Comer muitos alimentos com colesterol pode fazer com que seus níveis subam rapidamente.

Alguns alimentos que não contém colesterol podem conter gorduras trans, que fazem o seu corpo produzir mais colesterol. Alimentos com gorduras saturadas também fazem o seu corpo produzir mais colesterol, portanto, fique atento!

O colesterol alto aumenta o risco de doenças do coração e pode levar a arteriosclerose, um problema em que gordura e colesterol se depositam nas paredes das artérias. Com o tempo, a doença estreita as artérias e pode produzir sintomas de doenças do coração como angina (dor no peito) e ataque cardíaco.

GIF 300x250 - Suplementos

Tipos de colesterol

Você já deve ter ouvido falar que existem dois tipos de colesterol, o HDL e o LDL, mas o que eles significam?

O HDL é o “bom” colesterol, porque altas concentrações dele no sangue estão associadas a um menor risco de ataques cardíacos. O HDL ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias. Ele carrega o colesterol das células do corpo para o fígado, para reutilizá-lo, convertê-lo em ácidos biliares ou descartá-lo.

O LDL é o colesterol “ruim” porque altas concentrações dele no sangue estão associadas a um maior risco de doenças do coração. O LDL se oxida e se deposita nas paredes das artérias para iniciar uma doença conhecida como arteriosclerose.

Causas

Vários fatores podem ser responsáveis pela Hipercolesterolemia. Além da má alimentação, como já falamos, ele pode ser uma conseqüência de fatores hereditários (que influenciam a maneira como seu corpo lida com o colesterol), estar acima do peso, falta de atividade física e problemas de saúde como diabetes, doenças renais, doenças do fígado e doenças de tireóide.

Níveis de colesterol

Colesterol LDL Classificação
Menor que 100 – Ideal
100 – 129 – Quase Ideal
130 – 159 – Um pouco elevado
160 – 189 – Alto
190 ou acima – Muito alto

HDL Colesterol Classificação
60 ou acima – Ideal; ajuda a reduzir os riscos de doenças do coração.
Menor que 40 em homens e menor que 50 em mulheres – Baixo; considerado um fator de risco para doenças do coração.


Dieta de 17 dias

Venha conhecer todo planejamento do programa "Dieta de 17 dias"!

A Dieta de 17 Dias, é um e-book completo para você aprender do ZERO a como emagrecer de forma saudável, rápida e eficaz em um ciclo de 17 dias!

E aí, você topa o desafio de emagrecer de verdade em menos de 3 semanas?


Colesterol Total Classificação
Menor que 200 – Ideal
200 – 239 – Um pouco elevado
240 ou acima – Alto

Como baixar o colesterol alto?

Dieta e Estilo de Vida: Comer alimentos com baixo teor de colesterol: A American Heart Association recomenda que a ingestão diária média de colesterol seja menor que 300 miligramas. Se você tem doença do coração deve limitar-se a menos de 200 miligramas. O consumo de colesterol na dieta pode diminuir bastante quando a quantidade de gorduras saturadas e alimentos ricos em colesterol é restringida.

Emagrecer: Pessoas acima do peso normalmente não têm HDL (o “bom”) suficiente e seus níveis de triglicerídeos são geralmente elevados. O nível do LDL (o “ruim”) geralmente está muito alto também. Pessoas com excesso de gordura corporal estão mais propensas a desenvolver doenças do coração e derrame. A obesidade não é saudável, pois o excesso de peso aumenta o esforço do coração. Além disso, a obesidade aumenta o risco de pressão alta e diabetes tipo 2, doenças que estão associadas a problemas do coração.

Exercitar-se: Fazer atividade física diminui os níveis de LDL e aumenta os níveis de HDL. A falta de exercício provoca o efeito inverso. A prática de exercícios físicos diminui o risco de doenças do coração e melhora a saúde de forma geral.

Parar de fumar: Fumar diminui os níveis de HDL (o “bom”) e isso se reverte quando o hábito é interrompido. Além disso, a combinação de colesterol alto com o fumo aumenta o risco de doenças cardíacas e morte.

Em alguns casos, fazer mudanças na dieta e no estilo de vida não são suficientes para normalizar os níveis de colesterol. Você pode precisar tomar medicamentos. Consulte seu médico.

Suplementos que podem auxiliar na redução do colesterol

Proteína de Soja: Segundo recomendação da ANVISA, “O consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.

Quitosana: A quitosana, que é um fibra derivada dos crustáceos, mostrou-se capaz de reduzir a absorção de colesterol, o que leva à diminuição dos níveis de colesterol no sangue. Segundo a ANVISA, “A quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. Contudo deve-se observar as seguintes recomendações: “Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo deste produto”, e “O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos”.

Ômega-3: Segundo a Anvisa, “O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. Existem determinados alimentos ricos em ômega-3.

Suplementos - 300x250

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (2)

  1. olá!!! gosrária de saber se quem tem colesterol alto e toma remédio pode tomar o nutri whey protein, integralmedica, suplementos nutricionais. obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*