L-Carnitina – O que é, para que serve e como tomar?

L-Carnitina - O que é, para que serve e como tomar

Saiba mais sobre a L-Carnitina – O que é, para que serve e como tomar!

A L-Carnitina é uma substância natural, produzida pelo nosso próprio organismo no fígado e rins (através da Metionina, da Lisina, da Vitamina C, Vitamina B3, Vitamina B6 e do Ferro), e armazenada nos músculos. As principais fontes naturais de L-Carnitina são: carne vermelha, leite e derivados, peixes e vegetais. Outra opção seriam os suplementos alimentares a base de L-Carnitina que podem ser encontrados tanto na versão liquida (rápida absorção) quanto em cápsulas.

Sua principal função é transportar gordura para as mitocôndrias, onde elas (gorduras) posteriormente serão oxidadas e transformadas em energia. Ou seja, a L-Carnitina basicamente ajuda o corpo a transformar gorduras em energia. Além disso, como estimula uma linha secundária de produção de energia, a L-Carnitina acaba poupando as reservas de glicogênio muscular, o que resulta em uma maior resistência muscular durante treinos de força.

Estudos também mostraram que a L-Carnitina eleva a produção de óxido nítrico (NO2), gás que causa aumento do fluxo sanguíneo através da vasodilatação. Como nosso sangue é o meio de transporte dos nutrientes, um aumento do fluxo sanguíneo significa um envio de mais oxigênio e nutrientes para os músculos, assim eles podem se regenerar mais rapidamente após o exercício.

Como tomar L-Carnitina?

A quantidade diária ideal de L-Carnitina pode variar de 500mg a 2g. O consumo (suplementos) deve ser feito em até duas doses diárias divididas igualmente, a primeira pela manhã, de estômago vazio antes de tomar seu café da manhã. A segunda dose (se houver necessidade) deve ser ingerida após o almoço. A L-Carnitina pode apresentar efeito estimulante, e por isso não deve ser consumida antes de dormir.

L-Carnitina emagrece?

Ela não atua diretamente no emagrecimento como os suplementos termogênicos, mas certamente pode ajudar muito no emagrecimento, pois como vimos acima, além dela estimular a mobilização das reservas de gordura para serem utilizadas como fonte de energia, a L-carnitina também pode auxiliar na diminuição da fadiga e assim otimizar o ritmo e intensidade dos treinos.

Para maiores informações, leia o artigo: “Suplemento L-Carnitina – Como tomar, efeitos e onde comprar!

É isso galera, procuramos ser bem objetivos para facilitar o entendimento, sem muita enrolação. Qualquer dúvida deixe seu comentário que responderemos o mais rápido possível!

Bom treino a todos e até a próxima!

300x250_zanox_Oferta da Semana

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*