Segundo o Journal of Strength and Conditioning Research, 73% dos praticantes já sofreram algum tipo de traumatismo.
Nós já havíamos abordado este tema no artigo “3 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Treinar CrossFit“, mas esta semana a revista VejaRio divulgou um estudo feito pelo Journal of Strength and Conditioning Research dos EUA onde foi comprovado que cerca de 73% dos praticantes de crossfit já sofreram algum tipo de lesão.
Com praticantes famosos, como a atriz Giovanna Antonelli, e a multiplicação dos boxes especializados, o crossfit chegou para ficar no Brasil. A atividade inicialmente utilizada para treinar soldados das tropas de elite dos Estados Unidos, foi alvo de um estudo divulgado pelo Journal of Strength and Conditioning Research, que apontou o alto índice de lesões: 73% dos praticantes já sofreram algum tipo de traumatismo e 7% dessa turma precisou de intervenção cirúrgica. “As lesões no ombro e na coluna são mais comuns”, explica o fisioterapeuta e diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, Helder Montenegro. “A carga excessiva, associada à postura errada, pode resultar em dores na coluna e até em hérnias de disco”, alerta. Para minimizar os riscos, moderação é a palavra de ordem entre os especialistas.
Não estamos aqui para dizer se você de ou não deve fazer crossfit ou parar de praticar a atividade, estamos aqui para fazer um alerta! Não seja apenas convencido pelo modismo, respeite seu corpo e não extrapole seus limites. Evite principalmente ficar participando dessas competições de crossfit e que acontecem com uma frequência preocupante, muitas das vezes é aí que os problemas acontecem.
Lembre-se, a saúde é o bem mais precioso que temos.
Link da notícia da revista vejario: http://vejario.abril.com.br/cultura-lazer/estudo-mostra-que-crossfit-gera-alto-indice-de-lesoes/
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica.
Seja o primeiro a comentar