O que é Manobra de Valsalva e qual sua relação com a musculação?

Manobra de Valsalva

A Manobra de Valsalva na Musculação – Objetivos e Cuidados!

Um dos aspectos geralmente pouco observado por parte dos professores da musculação é o ciclo respiratório do indivíduo durante a execução de seus movimentos.

A literatura técnica “recomenda” que o INICIANTE na musculação mantenha uma RESPIRAÇÃO CONTINUA, aquela que diz que se deva manter a respiração normal não importando se este esteja na fase positiva ou negativa do exercício.

Entretanto, particularmente eu sou adepto do quanto mais cedo eu ensinar o “como deve ser feito” menos trabalho terei para corrigir no futuro. Ou seja, desde o primeiro dia na sala de musculação procuro dar a noção do ciclo respiratório mais adequado que para maioria dos exercícios seria INSPIRAR NA NEGATIVA E EXPIRAR NA POSITIVA. NOTEM UM DETALHE… EU DISSE “PARA MAIORIA DOS EXERCÍCIOS! Epa, pera aí Prof. Eder! Como assim… existem exceções? Sim meus caros, mas apenas duas e vamos deixar isso para outra hora! Vamos entender com calma, porque prefiro esse ciclo respiratório.

JPG Suplementos 300x250

Quando se inspira contraímos os Intercostais Externos elevando o gradil costal e o Diafragma ao se contrair desce. Essa ação combinada aumenta a pressão intra-torácica que por sua vez, aumentará a pressão intra-abdominal (PIA). Os músculos abdominais (Reto do Abdômen, Oblíquos Interno e Externo e Transverso do Abdômen) quando contraídos contribuem para a manutenção da PIA tracionando a aponeurose toracolombar estabilizando a coluna lombar e reduzindo a pressão intradiscal. Nessa ação mecânica ventilatória ao inspirarmos a expansão da caixa torácica ajuda a estabilizar a cintura escapular nos exercícios com os membros superiores. Se somarmos a isso, a manutenção da ativação do músculo Transverso do Abdômen e demais músculos do abdômen aumentamos ainda mais a pressão intra-abdominal estabilizando a sessão média corporal tanto nos exercícios para membros superiores quanto inferiores. Resultado disso tudo? MENOR RISCO DE LESÃO POR INSTABILIDADES!


Dieta de 17 dias

Venha conhecer todo planejamento do programa "Dieta de 17 dias"!

A Dieta de 17 Dias, é um e-book completo para você aprender do ZERO a como emagrecer de forma saudável, rápida e eficaz em um ciclo de 17 dias!

E aí, você topa o desafio de emagrecer de verdade em menos de 3 semanas?


Uma vez aprendido e automatizado esse ciclo respiratório e os treinos se tornam mais e mais pesados, naturalmente observaremos uma tendência a BLOQUEAR A RESPIRAÇÃO ao final da fase negativa e da inspiração. Chamamos isso de MANOBRA DE VALSALVA! A consequência da Manobra de Valsalva é a diminuição do fluxo sanguíneo venoso para o coração e imediatamente o Sistema Nervoso Simpático comanda que o coração bata mais rápido e que seja elevada a Pressão Arterial de modo a não faltar sangue e oxigênio para o cérebro. Uma pessoa sadia e treinada, essa Manobra não trará nenhuma consequência maléfica. Indivíduos destreinados e com baixa capacidade cardiorrespiratória estarão sujeitos à vertigens e desmaios por não conseguir oxigenar o cérebro eficientemente. Já indivíduos com algum tipo de problema cardiovascular (obviamente estes dificilmente estarão treinando intenso o suficiente para justificar o uso da Manobra de Valsalva) devem EVITAR essa manobra, sendo OBRIGAÇÃO dos professores alertarem para o risco de poderem provocar até um acidente vascular cerebral em casos extremos.

RESUMINDO A MANOBRA DE VALSALVA

Objetivo – fixação (estabilização) das cavidades abdominais e torácicas resultando no aprimoramento da ação dos músculos torácicos, da cintura escapular e redução da pressão intradiscal.

Sequência de eventos:

1. Máxima inspiração;
2. Fechamento da glote;
3. Contração máxima da musculatura expiratória;
4. Aumento da pressão intra-abdominal e da intratorácica a valores MUITO superiores a 150 mmHg acima da pressão atmosférica.

Consequências fisiológicas:

1) Aumento da pressão arterial no início do movimento:
• pressão intratorácica aumentada força o sangue de dentro do coração para o sistema arterial;
• aumento resistência vascular periférica pela contração dos músculos em atividade.

2) Queda subsequente da PA:
• menor retorno venoso e consequente menor volume de ejeção devido ao estrangulamento da veia cava inferior;
• menor oferta de sangue ao cérebro;
• vertigens, escotomas cintilantes (pontinhos brilhantes em frente aos olhos), desmaios.

Bons treinos e até a próxima!

banner c4 loja suplementos alimentares

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.

Sobre o autor

Eder Lima

Preparador Físico Particular e Consultor Técnico de Atletas de Alto Rendimento em Diversas Modalidades Esportivas; Consultor para montagem, organização e normatização técnico administrativa para academias; Consultor em Coaching Corporativo; Ex-docente em cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas cadeiras de: Biomecânica, Cinesiologia, Musculação e Neurofisiologia. Pós-graduado em PREPARAÇÃO FÍSICA e MUSCULAÇÃO, UGF. 1994 portador do CREF. G/MG 01232.

Comentários publicados (6)

  1. Meu Deus, isso nunca foi manobra de Valsalva… não sei de onde a educação física tirou isso… sou cirurgião e mergulhador. Manobra de Valsalva inclusive para exercícios pesados, se faz soprando o ar contra o nariz tampado, enchendo os ouvidos e melhorando o fluxo cerebral em exercícios pesados… não é a primeira vez que leio isso…

    Responder
  2. O professor está certíssimo !
    A manobra de Valsalva está explicada de maneira correta e didática!
    Sou Cardiologista e usamos a manobra rotineiramente para ausculta cardíaca e exame de ecocardiograma !
    Parabéns pelo post

    Responder
  3. Está correto.

    Responder
  4. Sou estudante de educação física, no material que estou usando para entender sobre Manobra de Valsava diz: “É a exalação forçada do ar com os lábios e o nariz fechados, impelindo-o em direção aos ouvidos. Relaciona-se à prática de atividades como treinamento de força, subidas e descidas de montanhas ou no mergulho.”

    Responder
    • boa tarde amigo, estou fazendo um artigo para minha pos onde falo de respiração e a manobra pode me ajudar com algum artigo cientifico ??

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*