Como tomar whey protein corretamente?

Saiba como tomar whey protein corretamente e assim obter o máximo de benefícios que o produto tem a oferecer!

como tomar whey protein

O Whey Protein é sem sombra de dúvidas o suplemento alimentar mais conhecido e consumido no mundo, pois a proteína é um nutriente fundamental para todos os objetivos, tornando essencial a sua reposição (principalmente após os exercícios). Neste artigo vamos falar sobre as melhores maneiras para se consumir corretamente o whey protein.

LEIA TAMBÉM: O QUE É CREATINA?

Como e quando tomar o whey protein?

Antes de qualquer coisa é preciso saber o tipo do seu whey, veja se ele é concentrado, isolado ou hidrolisado, pois o tempo de absorção da proteína e o seu objetivo são os fatores que vão definir como e quando você vai toma-lo. Veja abaixo:

Whey Concentrado (tempo de absorção por volta de 1 hora e 30 min ou mais) – É o whey com a absorção mais lenta, os melhores horários para consumi-lo são: pós treino, ao acordar e/ou antes do treino. Possui maior quantidade de carboidratos e é relativamente mais barato em relação aos outros whey’s. Todo whey deve ser consumido com água, mas o whey concentrado também pode ser consumido com leite e frutas para aumentar o valor nutricional do produto, principalmente em dietas hipercalóricas que visam o rápido aumento de peso.

Whey Isolado (tempo de absorção por volta de 45 min ou mais) – É o whey com absorção mediana, o melhor horário para tomar este tipo de whey é IMEDIATAMENTE após o treino e/ou no café da manhã. Possui pouco ou zero carboidratos em sua composição. Seu consumo deve ser feito SEMPRE COM ÁGUA, comprar um whey isolado e mistura-lo com leite é burrice, pois o leite vai alterar os valores nutricionais do produto e atrasar a absorção da proteína.

Whey Hidrolisado (tempo de absorção por volta de 20 min) – É o whey com absorção mais rápida, visto que o processo de digestão (hidrólise) já foi realizado. Deve ser utilizado DURANTE o treino e no pós treino IMEDIATO. Possui pouco ou zero carboidratos e é um produto extremamente caro. Assim como o whey isolado, o consumo do whey hidrolisado deve ser feito SEMPRE COM ÁGUA, não faça a besteira de toma-lo com leite.

No geral, todos os Wheys (concentrado, isolado e hidrolisado) podem e devem ser consumidos como proteína pós treino, é claro que quanto mais rápida for sua absorção, melhor para a recuperação muscular. Porém, nada impede que o whey também seja consumido no pré treino ou em qualquer outro horário do dia.

Como tomar Whey Protein no Pré-treino?

Quando ingerimos whey protein no pré-treino, nossos músculos são inundados com aminoácidos, especialmente com BCAA. Isso faz com que a síntese proteica aumente e proteja nosso tecido muscular contra o catabolismo do treino (degradação muscular). Este efeito pode ser ainda mais amplificado quando o uso do whey é feito em conjunto de BCAAs. O ideal é consumir de 20-40g de whey com aveia ou alguma fruta com banana + BCAA’s em até 30 minutos antes do treino.

Como tomar Whey Protein no Pós-treino?

Ao consumir whey protein após o treino, os músculos são novamente inundados por aminoácidos, elevando a síntese proteína. Mas como nossos músculos estão mais sensíveis (danificados pelo treino), este efeito é amplificado e a síntese fica ainda maior, promovendo anabolismo muscular. O ideal é que o consumo da proteína seja feita o mais próximo possível do fim do treino, pois os músculos já estarão famintos por nutrientes. No pós-treino também é recomendado ingerir 20-40g de whey com uma fonte de carboidrato complexa, simples ou ambas.

Para complementar este artigo, recomendo a leitura das postagens “5 dicas para comprar o melhor whey protein!” e “A importância das proteínas para a construção muscular“.

Preciso fazer musculação ou ser um atleta para tomar Whey Protein?

Não, o whey protein é apenas um suplemento para reposição proteica, toda e qualquer pessoa pode tomar whey protein desde que o corpo precise de reposição.

Em muitas dietas por exemplo onde carnes vermelhas são cortadas, o uso do whey é indicado para suprir a falta desta ingestão de proteína. Atletas e praticantes de musculação acabam tendo maior necessidade de repor proteínas, por isto o suplementos é mais utilizado neste meio.


É isso galera, espero que as dicas sejam úteis e caso ainda tenham alguma dúvida é só deixar um comentário que responderemos o mais rápido possível. Bom treino!

Onde comprar Whey Protein?

Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado.

LEIA TAMBÉM: 8 ALIMENTOS RICOS EM CREATINA

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (20)

  1. Para quem quer ganhar peso, não seria bom tomar o whey com leite desnatado ou integral?

    Responder
    • Planeta do CorpoPlaneta do Corpo setembro 14, 2015 @ 3:00 pm

      Não da para dizer que é totalmente errado tomar whey com leite, mas o ideal é tomar sempre com água, pois o leite vai alterar todos os valores nutricionais do whey protein e ainda atrasar a absorção da proteína. Se for tomar com leite, que seja um whey concentrado, não faça a besteira de gastar $ com whey isolado ou hidrolisado e mistura-los com leite.

      Responder
  2. Eu comprei whey isolado sabor banilha, posso misturar ele com alguma fruta para mudar o gosto?

    Responder
  3. AvatarTerezinha Souza agosto 7, 2016 @ 2:16 pm

    Qual o whey mais recomendado pra eu ter disposição pra treinar?

    Responder
    • Planeta do CorpoPlaneta do Corpo agosto 8, 2016 @ 11:45 pm

      Whey não da disposição, é um suplemento destinado para reposição proteica. Para disposição procure um termogênico ou pré treino.

      Responder
  4. Pode tomar o whey misturado com água e bcaa?

    Responder
  5. AvatarGraziela Vieira agosto 25, 2016 @ 1:20 am

    Comprando um isolado como consigo suprir a necessidade de carboidrato pos treino? A concentrada me dará a quantidade necessária de carboidrato no pos treino? Obrigada

    Responder
    • Planeta do CorpoPlaneta do Corpo agosto 25, 2016 @ 10:24 pm

      A quantidade de carboidratos no pré e pós treino estará sempre ligada a dieta de cada pessoa. Esses valores possui forte relação com o objetivo.

      Responder
  6. AvatarPriscyla Gonçalves janeiro 7, 2017 @ 11:41 am

    Qual whey devo tomar pra ganhar massa muscular ?
    meu treino e pesado qual tomo pra ganha musculos e massa???

    Responder
    • Planeta do CorpoPlaneta do Corpo janeiro 7, 2017 @ 12:45 pm

      Amigo, whey protein é apenas um complemento proteico como você pode ler no artigo. O correto é obter a grande parte da necessidade proteica através da sua alimentação. Não é legal consumir mais do que 2 porções diárias de whey protein, a não ser que você seja um atleta e tenha uma necessidade maior e diferenciada, mas aí só um nutricionista para avaliar perfeitamente.

      Responder
  7. Uso o concentrado e tomo depois do treino, não seria melhor tomar antes já que a absorção demora de 1h a1:30?

    Responder
    • Planeta do CorpoPlaneta do Corpo abril 10, 2017 @ 2:54 pm

      Pode ser antes e depois, só depois ou só antes. Tudo depende da sua alimentação, ritmo de treino, objetivo, etc.

      Responder
  8. Planeta do Corpo, sou atleta e entrei aqui so pra ler os comentarios, e claro indicar seu artigo para pessoas leigas! Suas respostas sao as melhores, é como levar um papo com um preparador físico. Por isso nao recomendo outro site, o trabalho de voces é realmente profissa!

    Responder
    • Planeta do CorpoPlaneta do Corpo fevereiro 9, 2018 @ 7:21 am

      Obrigado. Esse ano estou trabalhando para colocar 2 ou 3 redatores focados aqui no site. Estou com muito trabalho e tá difícil mante-lo atualizado.

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*