As principais características de cada Biotipo!

biotipo

Veja as principais características e descubra qual é o seu Biotipo: Ectomorfo, Mesomorfo ou Endomorfo!

No ano de 1940 um americano chamado William Sheldon chegou a conclusão de que as características físicas herdadas geneticamente seriam chamadas biotipo, e que poderiam ser classificadas basicamente em três grupos, os ectomorfos, endomorfos e mesomorfos. Na maioria das vezes, nosso corpo apresentará características de dois biótipos ao mesmo tempo, sendo que um deles sempre irá prevalecer em relação a outro. É de extrema importância que você saiba qual é o seu biótipo, pois só assim será possível direcionar sua rotina de treinamento levando em consideração todas as características do seu tipo físico.

Como saber meu biotipo corporal?

Ectomorfo: Possui metabolismo acelerado, boa resistência física, é magro e possui grande dificuldade em ganhar peso, seja massa muscular ou gordura.

● Formato retangular, ombros geralmente caídos e alinhados com a cintura, que é fina, assim como os punhos e tornozelos;
● Possuem metabolismo acelerado e maior dificuldade em ganhar peso;
● Menor percentual de massa muscular e gordura corporal;
● Estrutura esquelética leve;
● Têm boa resistência física e se adaptam a esportes aeróbicos com maior facilidade.

Endomorfo: Possui metabolismo lento, tem muita facilidade para ganhar peso e dificuldade para perde-lo.

● Formato arredondado (inchado), com braços e pernas curtas, cintura larga e abdômen saliente;
● Peso corporal elevado, mesmo que apresentem bom percentual de massa muscular, geralmente MUITA dificuldade para ter boa definição muscular;
● Metabolismo lento, muita dificuldade para queimar gorduras.

Mesomorfo: É o meio termo, podem ganhar e perder peso com certa facilidade. São considerados privilegiados fisicamente.

● Formato apresentado é o de triângulo de ponta cabeça, com ombros largos e cintura fina;
● Conseguem controlar o metabolismo com mais facilidade;
● Tendem a ganhar massa muscular com facilidade;
● Aproveitam melhor os nutrientes provenientes da alimentação;
● Densidade óssea favorecida;
● Geralmente possuem mais força e apresentam resultados mais rápidos do que os demais indivíduos.

Treino e Dieta para cada Biotipo: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo

Conhecer e compreender o seu biotipo corporal pode ser uma das maneiras mais simples para alavancar os seus resultados na academia, pois cada biotipo necessita de treino e dieta diferentes. Veja exemplos abaixo:

Ectomorfo

TREINO: Os Ectomorfos tendem a ter melhores resultados seguindo treinos com dias de descanso extras durante a semana, com menos volume e foco no uso de exercícios compostos livres que recrutam o maior número de músculos ao mesmo tempo sem necessariamente precisar de mais exercícios. Uma série A/B/C com 3 exercícios para cada grupo estaria de bom tamanho.
DIETA: Os Ectomorfos não tendem a ganhar gordura com facilidade, portanto poderão seguir dietas com mais número de calorias e com mais carboidratos sem medo de acumular excessos gordura.

Mesomorfo

TREINO: Mesomorfos possuem estrutura corporal propícia para suportar treinos com mais volume e frequência. Não precisam temer tanto o overtraining e podem fazer uso de mais técnicas avançadas como dropsets, supersets, negativas, etc. Lembre-se de treinar pesado, mas descansar “pesado” também é recomendado.
DIETA: Mesomorfos poderão ingerir mais calorias que o necessário sem se preocupar tanto com ganho indesejado de gordura já que o corpo consegue otimizar a distribuição de nutrientes. Lembre-se de ingerir boa quantidade de proteínas diariamente se quiser maximizar os resultados.

Endomorfo

TREINO: Um endomorfo, mesmo acumulando mais gordura, pode ter facilidade ou dificuldade para ganhar massa muscular. O ideal é começar com treinos de baixa frequência e volume, assim como ectomorfos, e aumentando gradualmente ambos conforme progresso seja feito. Os exercícios aeróbicos manterão seu metabolismo mais acelerado e facilitarão sua jornada.
DIETA: Os endormofos não possuem muita margem de erro quando o assunto é a alimentação, não poderão cometer vários deslizes sem que haja consequências em termos de ganho de gordura. Isto é algo que o endormofo tem que se acostumar, independente de como sejam os hábitos alimentares de quem esteja à sua volta. Descubra qual é a sua necessidade calórica para o seu objetivo e monitore de perto a sua alimentação para que assim você possa alcançar o melhor resultado.

LEIA TAMBÉM: 10 dicas para ganhar massa muscular.

É isso galera, espero que as dicas acima ajudem a todos, qualquer dúvida deixe seu comentário. Bom treino!

Não sabe onde comprar suplementos alimentares?

Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado.

Recomendamos a Loja Suplementos Alimentares, parceira aqui do blog!

Bons treinos e até a próxima!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Este artigo possui autorização expressa do autor.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (10)

  1. Artigo foda! Muito bem elaborado e fácil de entender. Sou Ectomorfo com características leves de um Endomorfo.

    Responder
  2. Muito bem explicado esse artigo, parabéns! Teria como fazer um artigo falando sobre os melhores treinos para cada biótipo?

    Responder
  3. Avatarmatheus de almeida silva novembro 6, 2015 @ 2:35 pm

    Mto boa a explicação, eu entendi com facilidade. O meu biótipo é mesomorfo.

    Responder
  4. Sou mesomorfo, explicação rápida e objetiva.

    Responder
  5. Já tem o artigo de exercicios para cada biotipo? Desde já agradeço.

    Responder
  6. O melhor artigo que já li sobre o assunto, pequeno e objetivo. Sou meso sei que tenho facilidade pra ganhar e perder, estrutura óssea elevada, etc.

    Responder
  7. Cara eu era muito magro mas mas depois que entrei na academia comecei a ganhar peso muito rápido (eu era totalmente sedentário) e tipo passei de 56 kg pra 80 kg em 10 meses (sou muito focado quando levo algo a sério, pesquisei muito e montei minha própria dieta e treinava pesado, comecei a ganhar peso mesmo a parti do 3° mês, os dois primeiros não via quase resultados), tenho facilidade de ganhar peso porém perco fácil também, poderia ser classificado como Endomorfo ? Ou endomorfo naturalmente já tem musculos mesmo que seja totalmente sedentário ?

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*