O que é creatina?

Veja o que é creatina e descubra seus benefícios relacionados ao desenvolvimento muscular!

A Creatina é um composto produzido a partir de três aminoácidos, são eles: Glicina, Arginina e Metionina. É obtida através da alimentação, principalmente pela ingestão de carne vermelha e peixes, mas também pode ser encontrada em outros alimentos em menores quantidades e através de suplementos alimentares. Cerca de 95% da creatina do corpo é armazenada no músculo esquelético, enquanto o restante fica no coração, no músculo liso, no cérebro e nos testículos. A creatina desempenha um papel importante no processo de contração muscular, servindo como uma reserva de energia que será utilizada em atividades físicas de curta duração, alta intensidade e com curtos períodos de recuperação. Dentre os principais efeitos da suplementação com creatina, podemos destacar: aumento de reservas musculares de creatina, aumento do volume muscular e aumento da resistência à fadiga muscular.

Suplementos de Creatina - Guia Completo - O que é creatina?

LEIA TAMBÉM: 20 ALIMENTOS ANABÓLICOS PARA INCLUIR NA DIETA

Para que serve a Creatina?

A creatina possui uma característica especial, é a principal molécula de ressíntese de ATP nos primeiros 10 segundo de atividades máximas, o que significa que quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficiente e a recuperação mais rápida. Assim como no caso da glutamina, o seu efeito osmótico tem sido relacionado a uma maior síntese proteica.

O consumo regular de creatina aliado a musculação irá favorecer o desenvolvimento muscular.

Qual o melhor suplemento de creatina?

Creatina Universal
Creatina Universal

Existem inúmeras marcas de creatina no mercado nacional e internacional, mas sem dúvidas, após muita pesquisa e exeperiência adquirida através do consumo, posso dizer que a melhor que temos hoje é a Creatina Universal, algumas marcas como Dymatize Nutrition, Optimum, Arnold e Performance, também apresentam produtos de qualidade, mas na minha opinião a Universal tem o melhor suplemento de creatina.

Dose recomendada de Creatina

Em geral, nos três primeiros dias, usa-se uma dose elevada para a sobrecarga (10-15g), passando para a fase de manutenção (até 8 semanas) com (2g-3g) por dia. A fase de saturação não é necessária, mas ajuda a ter resultados mais rápidos. Há estudos que recomendam a ingestão de creatina com algum carboidrato de alto índice glicêmico para otimizar sua ação.

Qual o melhor horário para tomar?

O melhor horário para se tomar creatina é após o treino, pois a insulina ajuda a transportar mais creatina para as células (é necessário uma alimentação com alimentos que aumentam o nível de insulina. Ex: batata, pão branco banana, leite, arroz, etc.) e o corpo absorve melhor os nutrientes no pós treino devido a necessidade de recuperação. Caso venha optar por suplementos alimentares que aumentem o índice glicêmico, adicione Maltodextrina e/ou Dextrose ao seu Shake pós treino.

Resultados

Dentro de 10 dias de uso regular os usuários já sentem os resultados (aumento de força e resistência). Depois de 30 dias, você pode esperar resultados físicos mais significativos.

Contra indicação e efeitos colaterais da Creatina

Por seu efeito osmótico, muitos atletas reclamam da retenção hídrica (retenção de água no corpo). Até o momento não há comprovação, mas especula-se que seu consumo por períodos muito longos possa gerar problemas hepáticos, renais e cãibras.

Parecer científico sobre a Creatina

Como sua função ergogênica ocorre, quase que exclusivamente em exercícios de alta intensidade e curta duração como a musculação, não adianta ingeri-la antes de uma maratona, pois não terá o efeito desejado.

Onde comprar Creatina?

Suplementos a base de creatina são relativamente fáceis de encontrar em qualquer loja de suplementos. Marcas importadas como Universal, Dymatize e Optimum possuem suplementos de creatinas elogiados no mundo todo, por são esses que nós do Planeta do Corpo recomendamos.

Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado.

LEIA TAMBÉM: COMO FUNCIONA O BULKING LIMPO NA MUSCULAÇÃO? (5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER)

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (27)

  1. Vocês sabem me dizer pq a creatina foi proibida no Brasil?

    Obrigado!

    Responder
  2. Avatarwebmasterweb2.0 julho 12, 2009 @ 6:38 pm

    Excelente artigo.

    Obrigado pela informação.

    Cumprimentos
    Creatina

    Responder
  3. Infelizmente no nosso país a anvisa proíbe tudo. É por isso que não ganhamos nada em olimpíada!!!

    Responder
  4. Tenho 16 anos comessei a fazer academia, e já to + ou- 1 mes.
    Quero crescer rapido, ou melhor quero ganhar massa muscular forte.
    Oque devo fazer, Começo toma Creatina ?

    Aguardando a Resposta :
    Obrigado !!!

    Responder
  5. Manda pra dentro cara!

    Já está a venda no Corpo perfeito a creatina da Ethika!

    http://planetadocorpo.blogspot.com/2010/07/creatina-ethika.html

    Responder
  6. Aleluia, Aleluia! A Creatina está de volta porra!!!! ValeeeU.

    Responder
  7. Galera, sem dúvida este é o melhor suplemento disponível no mercado brasileiro! Creatina é muito bom!

    Responder
  8. qual é a melhor marca de creatina e a mais eficaz?

    Responder
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    Responder
  10. A melhor creatina é sem dúvida a creatina da Universal, já usei muitas e posso dizer que foi com ela que tive os melhores resultados.

    Responder
  11. No caso é melhor tomar a creatina apos o treino ?

    Responder
  12. aew ga lera sauve!! sow ex usuario de drogas e hoje estow recuperado grasas a deus queria saber se isso me impede de tomar creatina corretamente ??!! abraçoss…

    Responder
  13. Alguém conhece uma marca de creatina muito barata e boa ? abraço

    Responder
  14. tenho 14 anos comecei toma creatina,e malho tbm, tem um ciclo que teque fase que eu sei ,, mas o personaltrainer falo que ta suave pode toma 5g por dia mesmo.sem toma os 20g ou 30g no começo

    ta suave pode faser isso ou naum

    agurdando resposta

    Responder
  15. Belo artigo,
    Eu tomo creatina uns 30 minutos antes do treino!
    Sinto a diferença no treino, é um suplemento bom e barato…

    abrass!

    Responder
  16. estou a amamentando posso tomar creatina ?

    Responder
  17. Pode misturar no shake dextrose+creatina+whey?

    Responder
  18. Estou amamentando, posso tomar?

    Responder
  19. Posso tomar Creatina amamentando?

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*