Overtraining: mais exercícios do que seu corpo é capaz!
Esse excesso de exercícios pode se dar por falta de conhecimento, mas pode também ser consequência da aplicação incorreta do princípio do overload e da falta de periodização nos treinos.
É importante saber que o overtraining impede o crescimento muscular e pode até causar a perda de músculos, portanto aprenda o básico sobre nutrição esportiva para não correr este risco.
Sintomas mais comuns do overtraining
● Cansaço anormal
● Irritabilidade
● Falta de vontade de malhar
● Perda de apetite
● Perda de força
● Contusões e resfriados freqüentes
● Dores de cabeça
● Sede anormal
● Insônia
● Tremor nas mãos
● Depressão
● Ansiedade
Se você vem malhando bastante e tem sentido alguns destes sintomas listados acima é recomendado que você pare de treinar durante 1 ou 2 semanas e procure ingerir alimentos de alto valor nutritivo. O uso de suplementos alimentares e multivitamínicos também é indicado.
Suplementos que podem auxiliar na recuperação ou evitar o overtraining
● Whey Protein
● Bcaa
● Glutamina
● Creatina
● Albumina
● Multivitamínicos
Seu corpo usará este tempo de descanso para voltar ao estado normal e permitir que você volte a ter ganhos musculares e melhore sua performance.
Para você que esta iniciando a prática de atividades físicas é importante saber que não se apresse em obter resultados imediatos, pois eles não vão aparecer por mais que você queira aumentar o ritmo de exercícios diários. Não se deixe levar pelos corpos fortes e musculosos que são vistos na televisão até porque, caso você não saiba, muitos deles são adquiridos a base de substâncias proibidas (anabolizantes) e não recomendadas para uso indiscriminado. O que se recomenda é um início em ritmo lento de exercícios e progressivamente ir aumentando este ritmo, pois assim os resultados são adquiridos muito mais facilmente.
Outras Recomendações
● Exercitar-se por, no máximo, seis vezes por semana.
● Respeitar o tempo de recuperação do corpo, ou seja, respeitar um limite de 24 horas entre um exercício e outro;
● Manter a frequência ideal de batimentos cardíacos segundo a idade, o peso e o condicionamento;
● Variar o tipo de exercício, intercalando aeróbios e anaeróbios;
● Manter a alimentação equilibrada e evitar dietas radicais. Ao tomar estas atitudes o praticante estará assegurando uma atividade muito mais prazerosa e sem riscos de excessos e possíveis lesões futuras. Caso seja necessário, faça uso de suplementos alimentares.
Se discute o termo OVERTRAINING(ou Síndrome do Supertreinamento)….esse seria um estado cronico e degenerativo da musculatura, levando assim a saido do esporte e até a morte(nunca constatado, porem provavel)Alguns autores concluiram que estados degenerativos de treino(overtraining) em ratos chegam a estresses gerais no corpo de niveis maiores do que o cancer, porem tal sindrome nunca foi constatado no ser humano, apenas em testes exaustivos e ratos que levaram cerca de 20 semanas para ser atingido(mais de uma sessão diaria de treino)
O mais correto seria o termo OVERREACHING…..onde ai sim a falta de descanso e sessões intensas de treino leva a queda da performance, mas com alimentação e descanso certo o atleta ou pessoa pode voltar aos exercicios. Bons treinadores e preparadores fisicos usa o OVERREACHING a favor do atleta, assim apos a fase de descanso esses podem chegar a atingir performances maiores do que a que possuiam antes do Overreaching.
SEMPRE PROCURE UM PROFISSIONAL COM FORMAÇÃO SUPERIOR PARA A REALIZAÇÃO DE SESSOES DE TREINOS, pois até os mais fortes fisiculturistas com certeza não tem esse conhecimento, e também procurem sempre um nutricionista antes de tomar suplemento, tudo que é demais sobra!
Abraço
Jairo
Baralho os mano ja tao tudo Gigante!!! Genetica?!