Veja porque as tonturas ocorrem durante o treino, suas causas e como evita-las!
Todo mundo que treina pelo menos alguma vez já sentiu tonturas durante ou após a execução dos exercícios, mas por que isso ocorre? Como podemos evitar?
Primeiro é preciso saber que a tontura pode acontecer por diversos fatores, mas geralmente ela se dá por conta:
– Queda momentânea da pressão arterial causada pelo esforço físico;
– Desidratação;
– Diminuição dos níveis de açúcar no sangue (má alimentação).
Algumas enfermidades como a labirintite, a hipertensão e a diabetes podem em alguns casos serem as responsáveis pelas tonturas, mas é claro que estamos falando de casos específicos e que são minoria.
Estar em jejum por muitas horas ou mal alimentado é certamente a principal causa das tonturas. Isso acontece porque o corpo precisa de energia para trabalhar, sem a “energia” que deve ser obtida através da alimentação, o organismo começa a trabalhar no vermelho, ou seja, sofre uma hipoglicemia, que é uma severa diminuição de glicose (açúcar) no sangue. As consequências disso podem ser tonturas, mal estar, sudorese excessiva, chegando a casos de frio e hipotensão (pressão baixa).
Ao se levantar rápido demais quando estamos abaixados também pode causar uma rápida tontura. Isso ocorre porque o corpo demora um certo tempo para redirecionar o fluxo sangue para cima quando ficamos de pé. Isso acontece muito após realizar exercícios de perna ou abdominais. Para evitar é bem simples, levante-se devagar.
As vezes também sentimos tontura após correr na esteira ou andar na bicicleta ergométrica devido uma pequena “confusão” no cérebro. Após realizar o exercício em um aparelho estático, o cérebro demora um pouco para assimilar a parada do corpo, afetando o labirinto. Nessa caso a tonteira é momentânea e não costuma causar maiores complicações.
O que fazer para evitar as tonturas?
Comer Bem;
Manter o corpo bem nutrido é a melhor maneira de evitar as tonturas. Evite treinar em jejum, faça uma boa refeição pré treino.
Hidrate-se;
Beba água! Nosso corpo é composto 70% por água e ela é FUNDAMENTAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO (Você já sabe disso né?!).
Trabalhe a Qualidade da Sua Respiração;
Procure aprender a respirar direito. Por incrível que pareça a maioria das pessoas tem uma respiração curta e incompleta, isso aumenta a ansiedade, um grande agravante para que as tonturas ocorram com frequência.
Consulte Um Médico;
Hipertensão e Diabetes são problemas de saúde sérios e precisam ser controlados. Tonturas frequentes podem estar relacionadas com problemas de saúde, por isso procure seu médico para avaliar o seu problema e trata-lo de maneira apropriada!
É isso amigos, o Planeta do Corpo espera que este artigo ajude de alguma forma. Bom treino a todos e até a próxima!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Seja o primeiro a comentar