L-valina – O que é? Benefícios e quantidade ideal.
A L-valina é um dos aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo, ou seja, nosso corpo não tem a capacidade de sintetizá-lo e sua reposição deve ser feita através da alimentação e/ou suplementação. A valina em conjunto com a Leucina e a Isoleucina formam uma cadeia ramificada chamada de BCAA’s (Branch Chain Amino Acids). Os BCAA’s são importantes para síntese das proteínas, construção dos músculos e prevenção da perda muscular.
Após sua ingestão a L-valina é distribuída pelos tecidos que dela necessitam através da circulação sanguínea. A vitamina B12 participa ativamente do catabolismo da L-valina, processo no qual este aminoácido é degradado em compostos essenciais à produção de energia pelas células do organismo.
Apesar de existir uma maior concentração de L-valina na musculatura esquelética, este aminoácido também pode ser encontrado no cérebro e nos rins.
Benefícios da Valina
● Estimula o crescimento muscular e fornece energia ao corpo;
● A valina contribui para o tratamento de doenças no fígado e vesícula biliar;
● Ajuda a manter níveis equilibrados de açúcar no sangue;
● Melhora a resistência física;
● Regula o sistema imunitário e o metabolismo;
● Ajuda a manter a quantidade adequada de nitrogénio no corpo;
● Combate a insónia e o nervosismo.
Quantidade ideal de Valina?
A quantidade ideal para consumo diário varia de 0,5 a 1,5 g. Para que a construção de proteínas musculares ocorra de modo efetivo é fundamental que esta quantidade seja ingerida dentro de um contexto proteico.
Alimentos ricos em Valina
A L-valina pode ser obtida através do consumo de certos alimentos da dieta normal. Pode ser encontrado principalmente, de forma natural, em alimentos protéicos de origem animal, como é o caso das carnes em geral, dos ovos, do leite e derivados. Também pode ser encontrada em menor quantidade em alimentos de origem vegetal tais como o arroz integral, o feijão, a soja, as nozes, o trigo, os amendoins, a castanha-de-cajú, a avelã, as ervilhas, o milho, o centeio, a cevada, o alho, a cebola, as hortaliças em geral e em diversas frutas.
Onde comprar suplementos alimentares?
Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado. Segue abaixo algumas indicações de lojas virtuais de suplementos alimentares.
Já utilizou este produto? Deixe seu relato nos comentários, sua experiência pode ajudar outras pessoas!
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com
Seja o primeiro a comentar