Suplementos para melhorar o rendimento físico em corridas

tênis running

Confira algumas dicas e os melhores suplementos para melhorar o rendimento físico em corridas!

Correr é uma excelente forma de queimar calorias, trabalhar o sistema respiratório, tonificar e dar forma às pernas e glúteos. A corrida é perfeita não só como um esporte independente, mas também para quem quer uma atividade aeróbica complementar a outros esportes. O preparo na corrida é essencial! Não tenha vergonha de parar para dar uma respirada, tomar um fôlego, dar uma esticada e dar uma bela descansada antes de voltar para o ritmo intenso da corrida.

suplementos para corrida
Suplementos para melhorar o rendimento físico em corridas

Nos meses mais quentes do verão o calor é intenso, e o corpo acaba perdendo bastante líquido, por isso, é importante beber bastante água. Em alguns casos, o ideal seria recorrer aos suplementos alimentares para repor a perda de eletrólitos, que têm em sua composição alguns componentes como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os suplementos alimentares não vão apenas repor os eletrólitos, mas também vão fornecer os nutrientes dos quais o corpo precisa para ter energia para correr.

Suplementos indicados para melhorar o rendimento físico em corridas

Sports Drinks: O corredor precisa de uma alimentação rica em carboidratos para ter energia e ir bem até o fim da corrida. Carboidratos e eletrólitos são os principais nutrientes que o corpo precisa para manter um alto padrão de energia e permanecer firme até a parte final do trajeto. Os sports drinks são uma importante fonte de carboidratos e eletrólitos. A corrida é uma atividade física que exige bastante e o corpo acaba perdendo muito líquido. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes em sports drinks são muito importantes especialmente com relação à reidratação do corredor.

Multivitamínicos: A movimentação durante uma corrida é muito intensa, o que significa que você perde vitaminas e minerais muito rapidamente. É importante que o suplemento seja rico em vitamina C, vitamina E, zinco e vitamina B. As vitaminas C e E tem propriedades antioxidantes que ajudam manter o sistema imunológico fortalecido. O zinco é importante para manter os níveis de produção de hormônios de suporte para o músculo. As vitaminas do complexo B ajudam na construção de novos tecidos musculares e a amenizar perda de tecidos musculares durante longos períodos de atividade física. O multivitamínico também ajudará no reparo de músculos danificados e cansados após uma longa corrida. Quanto mais rápida for a sua recuperação, melhor será seu desempenho na corrida seguinte.

Glutamina: A glutamina promove o ganho de massa muscular e é excelente também para a recuperação muscular depois da corrida. É importante ganhar massa e fortalecer os músculos para correr cada vez mais rápido, além de ajudar a amenizar os riscos de lesões. A glutamina supre as necessidades que o corpo tem de aminoácidos, que são necessários para preservar a massa muscular e manter o sistema imunológico fortalecido. Músculos fortalecidos geram a força que você precisa para correr mais rápido e ganhar dos outros competidores, além de perder muito mais calorias.

Termogênicos: Os termogênicos vão ajudar muito aqueles que querem perder peso! A ação termogênica significa transformar as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação em energia. É interessante para os corredores utilizarem a suplementação dos termogênicos para auxiliar na perda de gordura e manutenção do peso. Os termogênicos mantêm seu metabolismo acelerado para que você queime mais calorias ao longo do dia. Os termogênicos ajudam o seu corpo a queimar calorias, especialmente as provenientes da gordura, como fonte de energia.

Whey protein: É a principal fonte de proteínas que existe no mercado e é essencial para todos os esportistas. Whey protein é a fonte de proteínas de maior valor biológico que existe, ajuda no crescimento de massa muscular e é importante também na recuperação muscular. Assim, ela pode ser usada tanto antes como depois da corrida. O aumento de massa muscular ajuda o corredor a ganhar mais resistência física, o que o faz suportar o ritmo da corrida por mais tempo.


Dieta de 17 dias

Venha conhecer todo planejamento do programa "Dieta de 17 dias"!

A Dieta de 17 Dias, é um e-book completo para você aprender do ZERO a como emagrecer de forma saudável, rápida e eficaz em um ciclo de 17 dias!

E aí, você topa o desafio de emagrecer de verdade em menos de 3 semanas?


Antioxidantes: Ajudam na manutenção de um sistema imunológico forte, assegurando o andamento e o progresso do seu treinamento. Os antioxidantes ajudam a amenizar a ação dos radicais livres. Estes agem no organismo, reduzindo a carga energética do seu corpo. Os radicais livres reagem com algumas substâncias químicas no corpo e acabam interferindo com a habilidade da célula de funcionar normalmente.

Barras proteicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser ingeridas antes, durante ou após a corrida, pois são muito práticas e fáceis de carregar. Afinal, é importante fazer uma refeição de 3 em 3 horas. E a hora em que você estiver correndo pode ser a hora de fazer uma refeição. As barras de proteínas são saborosas e uma excelente fonte de proteínas, essenciais para o crescimento muscular.

melhorar o rendimento físico em corridas

Benefícios da corrida

● Pode ser praticado por homens, mulheres, jovens e idosos. Cada um dentro das suas capacidades e limitações;
● Melhora o ânimo, você fica bem mais disposto;
● Promove o bem-estar;
● Auxilia no controle de peso; 
● Excelente exercício cardiovascular;
● Reduz a pressão sanguínea, mantendo a elasticidade das artérias;
● Potencializa a capacidade respiratória;
● Ameniza a ansiedade;
● Faz bem para o coração, e ajuda na prevenção de ataques cardíacos;
● Gasto calórico de 500 a 800 /hora.

Riscos / Cuidados

● O corredor está sujeito a lesões musculares e nas articulações dos membros inferiores – como panturrilha, sola do pé e calcanhar;
● Praticar a corrida em um ritmo forte aumenta os riscos para a saúde. A frequência cardíaca não deve ultrapassar de 75% a 80% acima do normal;
● Antes da corrida, fazer pelo menos 10 minutos de alongamento. Evita dores musculares, possibilidades de lesão e estiramentos musculares;
● Durante a corrida nosso corpo perde muito líquido, portanto é fundamental se hidratar. Beba até 300 ml de água antes da corrida. Depois da corrida beba água à vontade.

Principais grupamentos musculares utilizados durante a corrida

● Glúteos;
● Quadríceps;
● Panturrilha.

Outras dicas para melhorar seu rendimento físico durante a corrida

● Iniciantes devem começar bem devagar, não devem forçar muito o ritmo. Mas uma regra é para todos: sempre quando começar a corrida, vá com um ritmo mais moderado, aumentando o ritmo aos poucos até chegar ao ápice;
● É importante controlar a respiração. Não tenha vergonha de andar se não estiver aguentando o ritmo. Ande um pouco, respire fundo para armazenar bastante fôlego e prosseguir com o resto da corrida;
● Quando estiver chegando ao fim da corrida, procure sempre baixar o ritmo aos poucos. É importante não baixar tão depressa os batimentos cardíacos quando você parar de correr.
● Utilize calçados apropriados para corrida, um bom tênis running pode ser otimizar muito o seu rendimento além reduzir o risco de lesões.

Onde comprar suplementos para corrida?

Evite problemas desnecessários, sempre compre seus suplementos em sites de confiança e com nome no mercado.

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Comentários publicados (5)

  1. Os links não estão ok… Não tá dando pra acessar!

    Responder
  2. vivo em angola estou gorda tenho 39 1,62 altura e 78kg estou gordissima ja não sei mais o que fazer por favor ajudem-me. mary

    Responder
  3. Acesse nosso post sobre emgrecer e termogênicos

    Responder
  4. Adorei o site!!

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*