Flacidez abdominal: como combater e eliminar

Flacidez abdominal: como combater e eliminar

Flacidez abdominal

Precisando tratar a flacidez abdominal? Confira algumas dicas!

A flacidez na barriga tem sido um incômodo cada vez mais frequente na vida das pessoas e apesar de ser um processo gradual e natural causado pelo envelhecimento, existem alguns fatores que favorecem a flacidez em nossas barrigas, como a perda de peso de forma brusca e rápida, diminuição na produção de fibras que dão sustento à pele, baixo tônus muscular ou acúmulo exagerado de gordura na área abdominal. Buscamos cada vez mais maneiras de reduzir ou até mesmo eliminar esse desconforto de forma eficiente e isso é totalmente possível com a ajuda de alguns exercícios e uma alimentação saudável e equilibrada.

Processos cirúrgicos como a lipoescultura e abdominoplastia (Dermolipectomia) são obviamente procedimentos com resultados mais rápidos, porém só são indicados em casos extremos. Neste artigo vamos abordar apenas os meios naturais para combater e eliminar a flacidez abdominal.

Tenha bons costumes e alimentação

A boa alimentação é um dos fatores essenciais na hora de reduzir as medidas e a flacidez na região da barriga. Não adianta comer coisas saudáveis certa hora do dia se ainda assim não abandonarmos hábitos alimentares ruins, como a ingestão de calorias em excesso, muitos carboidratos refinados (doces), ou muita gordura. Devemos reduzir ou quase eliminar o consumo de refrigerantes, fast foods, frituras em geral, salgados, sorvetes, açúcares e alimentos industrializados que em sua maioria são pouco nutritivos e oferecem calorias “vazias”. Ao ingerir em excesso esses tipos de alimentos você gera um aumento dos seus níveis de gordura não só na região abdominal, mas em todo resto do seu corpo, aumentando também a ação da insulina em seu organismo, hormônio que está diretamente relacionado ao metabolismo da gordura corporal.

Através de pequenas mudanças é possível começar a emagrecer de forma saudável e eficaz, sem que haja aglomeração de pele na barriga, porém isto estrará relacionado diretamente ao tamanho da perda de peso. Seguem algumas dicas de alimentação e costumes que vão nos ajudar nessa missão:

1. Beba água;
Todo mundo já está cansado de ouvir o quanto a água nos faz bem, e esse nosso importante e abundante líquido na natureza também é essencial para combater a flacidez abdominal. Quando o nosso fígado metaboliza gordura e a utiliza como fonte de energias, ele utiliza a nossa preciosa água para tal. Ela também reduz o inchaço abdominal e melhora o funcionamento do intestino em geral. Beber água e combinar exercícios físicos também é fatal para a gordura, pois estimula a queima e redução dos nossos estoques de gordura.

2. Proteínas de qualidade;
É preciso fornecer ao nosso corpo e músculos proteínas de qualidade como peixes, ovos, soja, frango, amêndoas, carne vermelha magra, entre outras fontes. As proteínas ajudam a substituir o tecido gorduroso por massa magra e a formar fibras musculares de enorme importância. Também é responsável por outra função importante: o aumento da glicemia, que faz com que a liberação de insulina seja controlada e consequentemente tenhamos menos gordura na nossa barriga.

3. Acrescente fibras na dieta;
Quando o nosso intestino não está funcionando adequadamente temos um inchaço na barriga, além de prisão de ventre, que causa uma distensão na pele dificultando o aparecimento dos músculos do abdômen. Verduras, frutas, feijões, ervilha e pão integral são alguns exemplos de fonte de fibras e devem ser consumidos com frequência para melhores resultados contra a flacidez abdominal.

4. Cuidado com o stress;
Você sabia que a ansiedade e stress também estão relacionados com a flacidez abdominal? Isso ocorre porque quando passamos por grandes momentos estressantes, produzimos o famoso hormônio do stress, o cortisol. Ele aumenta a nossa fixação por comer doces e alimentos com gorduras ruins, facilitando também o estoque de gordura na barriga. Diminua o stress com atividades satisfatórias no seu dia a dia e com práticas relaxantes, como a meditação, exercícios respiratórios controlados ou yoga, musculação, etc..

Exercícios físicos no combate da flacidez abdominal

A região abdominal é formada por músculos, como o oblíquo externo, oblíquo interno, reto abdominal e transverso abdominal. É importante fortalecê-los pois são exigidos tanto quando treinamos outros grupos musculares quanto na nossa respiração, fazendo com que exercitá-los não seja necessariamente por questões estéticas e sim por melhorar a nossa capacidade respiratória. Exercícios como caminhada, corrida e natação são excelentes para perdermos gordura e, logo, o inchaço na barriga.

O abdominal tradicional também é muito útil para enrijecer os músculos do abdômen. Não se esqueça de expirar quando subir e inspirar quando descer para ter uma flexão ideal da coluna lombar. O abdominal tipo elevação das pernas é ainda mais eficiente para eliminar a gordura e flacidez, pois trabalha a parte inferior do reto abdominal. Podemos fazer outra variação chamada abdominal canivete, que consiste em deixar as pernas cruzadas e sem encostar no chão. É aconselhada para quem já tem uma certa prática com exercícios abdominais e deve ser feita com atenção. Essas variações citadas têm grande vantagem porque podem ser feitas em casa e sem grandes dificuldades, desde que se tenha atenção na execução para que não haja lesão.

Para quem frequenta academias, existe uma infinidade de exercícios indicados, mas bons exemplos deles são: oblíquo no banco, abdominal na roldana alta, oblíquo na roldana alta. Consulte o professor e peça a indicação de exercícios que mais se adaptam a sua realidade.

Cremes para flacidez abdominal

Alguns cosméticos conhecidos como “creme seca-barriga”, anticelulite, etc, podem sim auxiliar na redução da flacidez abdominal, mas são produtos auxiliares, jamais farão grande diferença se forem utilizados de forma isolada. Precisam estar alinhados com a boa alimentação e a prática regular de atividade física.

Alguns exemplos são:
– Reduxcel Plus SML Abdômen, ADCOS
– Destock Ventre, Vichy
– Mousse Lipo Redutor Slim & Sculp, Valmari
– Body Concept Sérum Corporal, Dermatus
– Celluli Laser Size Code, Biotherm

É isso pessoal, espero ter ajudado. Deixe seu comentário caso tenha ficado qualquer dúvida.

Grande abraço e até a próxima!

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica.

Sobre o autor

Planeta do Corpo

Os artigos com a assinatura "Planeta do Corpo" são escritos pelos nossos editores, leitores ou profissionais que disponibilizam seus conteúdos afim de contribuir com o Blog. O Planeta do Corpo é um portal informativo 100% gratuito. Todos os nossos artigos estão relacionados a suplementos alimentares, nutrição esportiva, musculação e saúde. Gostaria de colaborar com o conteúdo do site ou anunciar aqui? Entre em contato através do e-mail contato@planetadocorpo.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*