Confira o guia completo sobre o BCAA, um dos suplementos mais utilizados em todo o mundo!
O aminoácido BCAA, também conhecido como Branched-Chain Amino Acids, é formado por três aminoácidos essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo corpo, são eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.
Na nossa alimentação diária estão presentes em diferentes proporções, mas são mais encontrados em alimentos proteicos como as carnes, ovos, leite e derivados, feijões e leguminosas.
Os aminoácidos são grandes aliados na construção e manutenção muscular, e pesquisas científicas apontam cada vez mais benefícios para o seu consumo diário. Confira o artigo e vamos saber mais sobre os BCAA’s.
BCAA, para que realmente ele serve?
Os BCAA’s tem ação anabólica e anti-catabólica, ou seja, ajudam tanto na construção de músculos como também evitam o catabolismo, que é a perda de massa muscular.
Basicamente, o BCAA é formado por aminácidos construtores, que são responsáveis e extremamente necessários para construção e manutenção dos músculos. Ele auxilia na recuperação muscular após os treinos, na redução de fadiga central, na melhora da imunidade e também reduz o risco de lesões. O suplemento também pode ser utilizado em patologias como desnutrição energética proteica e encefalopatia hepática.
LEIA TAMBÉM: PARA QUE SERVE O BCAA?
Qual a melhor forma para tomar BCAA?
O BCAA pode ser encontrado na forma de cápsulas ou em pó e não há uma versão melhor, o importante é que a dose esteja correta. O momento de ingestão do BCAA também irá depender do tipo de exercício praticado pelo indivíduo, se for musculação ou aeróbico de alta performance. Em dias que não for treinar, pode-se tomar o BCAA em doses menores para evitar o catabolismo.
O mais importante quando se fala em usar BCAA é saber a dosagem correta para o seu corpo. Para obter o máximo de benefícios com os suplementos de BCAA é ideal tomar diariamente uma dose que varia de 5g a 10g, dependendo é claro do seu objetivo. Divida sua dose diária e tome metade antes do treino e a outra metade no pós.
LEIA TAMBÉM: BCAA OPTIMUM É BOM? SAIBA COMO TOMA-LO CORRETAMENTE!
Qualquer pessoa pode tomar BCAA?
De certa forma sim, pois o BCAA é composto por aminácidos essenciais, ou seja, nosso organismo não os produz, mas o uso de suplementos de BCAA está mais indicado para esportistas, fisiculturistas e praticantes de atividades físicas de forma geral. Também é possível obter os aminoácidos essenciais L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina através da alimentação.
Gestantes, lactantes, crianças e idosos devem evitar o consumo de BCAA e só fazê-lo após orientação médica. Alcoólatras devem evitar o consumo de BCAA, pois estudos mostram que após a ingestão de álcool há um aumento das concentrações de aminoácidos de cadeia ramificada no sangue, isto porque o álcool é catabólico, e automaticamente grande quantidade de aminácidos são liberados no sangue.
Quando devo começar a tomar BCAA?
A utilização de qualquer suplemento alimentar deve estar associada a um bom ritmo de treino e a uma boa alimentação. Tomar por tomar não trará os efeitos desejados, você só irá gastar dinheiro e saúde.
Melhores combinações de outros suplementos com BCAA’s
BCAA + Creatina: Esta combinação irá melhorar a intensidade nos treinos e elevar sua força.
BCAA + Whey Protein: Esta combinação é indispensável para quem busca a hipertrofia muscular, pois irá nutrir ao máximo seus músculos depois de um treino intenso.
Riscos ao ingerir BCAA’s em excesso
Consumir aminoácidos em excesso pode aumentar a concentração plasmática de amônia e elevar a frequência cardíaca. Outro efeito adverso das altas doses, acima de 20g/dia, são os transtornos gastrointestinais, como a diarreia, além do comprometimento da absorção de outros aminoácidos.
É isso pessoal, se ficou faltando alguma coisa ou ainda resta alguma dúvida sobre os BCAA’s, é só deixar um comentário mais abaixo que responderemos assim que possível.
LEIA TAMBÉM: OS 5 MELHORES SUPLEMENTOS DE BCAA DO MERCADO
ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, consulte seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não brinque com sua saúde, ela é um bem muito precioso. Não compre produtos que não estejam registrados no Ministério da Saúde, uma vez que sua venda é proibida no Brasil. Para maiores informações visite o site da ANVISA.
Seja o primeiro a comentar